EDUFF (site), outubro de 2008

Jacinto: “A poesia é a minha religião”

“Os grandes encontros da minha vida aconteceram em dias de chuva”. Coincidência ou não, a frase pronunciada pelo poeta Jacinto Fabio Corrêa, durante a edição do Terças Literárias deste mês, soou como um carinho à Livraria Icaraí da EdUFF, que o acolheu na chuvosa noite de 16 de setembro.
Durante o recital do livro O Diário do Trapezista Cego, o artista declamou de forma emocionante alguns de seus poemas, que mesclam Deus e anjos sem asas; sonhos e desencontros; desejo, paixão, sagrado e profano. Mas, acima de tudo, Jacinto bebe da fonte do amor. O sentimento, que permeia a maior parte de sua obra, também marcou sua atuação, envolvendo a platéia e conferindo uma atmosfera de beleza, reflexão e harmonia ao lugar.
O poeta contou que nasceu para escrever e que precisa dividir essa paixão com o público. “É uma dádiva compartilhar isso com as pessoas”. Ele revelou ainda que durante grandes recitais, prefere escolher obras que se afinem mais rapidamente com as pessoas. "Seleciono cuidadosamente os poemas, escolhendo aqueles que traduzem uma idéia de forma mais imediata, de maneira que eu consiga abraçar o público, não só com palavras, mas também com música".

Com maestria, o artista intercalou declamações com comentários bem-humorados, o que permitiu grande interatividade com o público. Ao final do encontro, Jacinto declamou o poema Sobreviventes, que trata da idéia de permanência. No verso final, uma frase para se pensar: “Se existisse o arrependimento, daria lugar ao agradecimento”. Nós é que ficamos gratos pela demonstração de tão grande amor à profissão, caro poeta.
Jacinto Fabio Corrêa é jornalista e publicitário. Lançou nove livros de poesias e o CD Sinais urbanos, em conjunto com seu irmão, o cantor e compositor Paulo Corrêa. Jacinto faz parte do grupo “Nós da poesia”, que se reúne duas vezes por mês para discutir a produção poética de seus integrantes. Mais informações sobre o artista e sua obra podem ser encontradas em www.jacintocorrea.com.br