Comentários do poeta

UM DIÁRIO PARA DOIS:  DE RECITAL A DVD

Foi tudo muito inesperado. A idéia era apenas levar para o palco os versos amorosos dos livros Poemas caseiros e Poemas simples que eu havia lançado no final de 2007. Imaginei, primeiramente, que poderia ser um diálogo entre poesia e música gravada e, no meio do pensamento, descobri que precisaria ser um diálogo de verdade, com uma voz, também gravada, trocando versos comigo. E o nome do recital não poderia ser outro: Um diário para dois.

Chamei o meu irmão, músico e compositor, Paulo Corrêa, para compor a trilha, o Fernando Garcia para fazer a produção e o criador do meu site e músico, Marcelo Camargo, topou gravar a voz em off. De quebra, o Fernando acabou tendo a idéia genial da cenografia: um lindo caça-palavras com palavras ligadas ao meu universo criativo, mais uma vez brilhantemente desenhado pela Heliana Soneghet Pacheco. Antes de continuar: quem tem a possibilidade de trabalhar com criadores desse naipe nem precisa ser muito talentoso...

O recital conta história de um casal, seu encontro, separação, reencontro e a certeza da permanência. Entre as duas partes do recital, criei um “intervalo”, na verdade, um espaço para esclarecimentos sobre a minha criação poética. Resolvi ali falar sobre o tempo da poesia, recitando os poemas Rascunho de adeus e Carta telefônica, que não fazem parte de nenhum dos dois livros que serviram de base para o roteiro.

Estreei no teatrão da casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ), em maio de 2008, o que me encheu de muita alegria. Foi uma noite muito emocionante para mim, pois, na minha cabeça, eu estava levando não apenas o meu trabalho, mas a própria poesia, para um teatro nobre, lindo. A recpetividade foi muito boa e fiquei poeticamente feliz. E a primeira surpresa: a TV UniverCidade, pelas mãos da jornalista Simone Braga, quis registrar o recital para, em seguida, fazer um especial sobre o meu trabalho. Depois, a segunda: a Griffe Vídeo transformou num DVD, com direção de Paulo Ivan Révész e coordenação-geral de Eliana Mauro.

Estrutura gráfica e lançamento

O design do DVD, como o de todo os meus livros, ficou a cargo de Heliana Soneghet Pacheco e tem, no caça-palavras o seu fio condutor. As fotos utilizadas são de autoria dos inspirados Erik Barros Pinto e Jackeline Nigri. O lançamento aconteceu no Solar de Botafogo (RJ), com  realização do recital e a reação dos presentes se misturou com a minha satisfação de estar mais uma vez podendo fazer esse trabalho.

P.S.: Cá entre nós: subir ao palco e fazer um recital faz parte do meu sangue. É só alegria e uma intensa entrega. Mas se ver num vídeo... é muito estranho. Eu sou assim? É isso mesmo? Enfim, deve acontecer assim com todo mundo. Mas que é estranho é...

Clicando neste link você vê um dos trechos do recital e do DVD